Featured Posts

Saiba + conjuntivite

 

O que é Conjuntivite?

A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, a conjuntivite ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar sequelas. A conjuntivite pode ser aguda ou crônica, afetar um dos olhos ou os dois.

Causas 
A conjuntivite pode ser causada por reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes (poluição, fumaça, cloro de piscinas, produtos de limpeza ou de maquiagem, etc.). A mais comum delas é a conjuntivite primaveril ou febre do feno, geralmente causada por pólen espalhado no ar.
A conjuntivite pode ser causada, também, por vírus e bactérias. Nestes casos, a conjuntivite é contagiosa e pode ser transmitida pelo contato direto com as mãos, com a secreção ou com objetos contaminados.

Você cai nos mitos sobre a conjuntivite?

Descubra o que funciona no tratamento e os cuidados para evitar o contágio 

Olhos vermelhos e lacrimejantes, sensibilidade à luz e a constante sensação de areia na vista. Esses são os principais sintomas da conjuntivite, que é uma inflamação alérgica ou infecciosa da conjuntiva, membrana que reveste a parte da frente do globo ocular e o interior das pálpebras. Segundo o oftalmologista Rubens Belfort Neto, especialista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, se bem tratada, a conjuntivite não oferece qualquer perigo e, por isso, é fundamental buscar um médico ao primeiro sinal da doença.

O medo de pegar conjuntivite novamente e a vontade de acelerar a recuperação deram origem a inúmeras estratégias populares. Você sabe dizer quais delas, de fato, funcionam e quais não passam de mito?

Postar um comentário

0 Comentários